9 PASSEIOS E ATIVIDADES IMPERDÍVEIS PARA FAZER NO GUARUJÁ

Vai para as praias do Guarujá? Então, siga estas dicas e divirta-se mais.

Aproveite as promoções especiais do
Hotel Pousada Iracemar

Viagens para a praia podem ser muito divertidas, especialmente quando se trata de uma viagem para o Guarujá-SP. Guardar lembranças com amigos e família não tem preço, e desfrutar de momentos de relaxamento e recreação é algo de que todos nós precisamos.

Neste artigo, resumimos as 9 melhores dicas de passeios e trilhas do Guarujá em um relance. Esperamos que essas dicas e informações úteis o ajude a planejar melhor suas férias.

trilha do conde

Trilha Ecológica do Conde

Trilha Ecológica do Conde

A área, de propriedade particular e administrada pelo Instituto Litoral Verde, situa-se no Quilômetro 14,5 da Estrada GUARUJÁ-Bertioga, na Serra do Guararu. O acesso é feito por estrada também particular, do Centro de Estudos do Meio Ambiente-Cema, à direita no sentido GUARUJÁ–Bertioga. O local, em meio a um sítio arqueológico, além de reunir quatro trilhas ecológicas, rodeadas pela diversidade da Mata Atlântica, permite que seus usuários pratiquem esportes radicais como rapel, tirolesa e slackline com segurança e muita emoção.

O espaço conta também com salas para palestras, destinadas a escolas e universidades, tem ainda uma sala com exposição permanente e venda de artesanato local. Além de piscinas com cascatas naturais que podem ser utilizadas pelos visitantes.

É o primeiro e único ponto de ecoturismo com esporte radical com trilhas para todos os gostos, com dificuldades leve, média e moderada, inclusive uma trilha infantil, destinada às crianças acima de 6 anos.

O local abre diariamente, das 9 às 17 horas e o agendamento é exigido somente de terça à sexta-feira. O ingresso é vendido a R$ 2,50 e cada esporte radical custa R$ 10.

trilha-do-sangava

Trilha Ecológica do Sangava ou Congava

Trilha Ecológica do Sangava ou Congava

Também tem início na estrada do bairro Santa Cruz dos Navegantes, com entrada pela Praia do Góes, e dura cerca de 80 minutos.

Tem um acentuado aclive em direção ao Morro dos Limões, sendo necessário subir o aclive acentuado. No cume do morro o aventureiro se depara com uma bela vista do estuário do porto de Santos.

Em seu percurso algumas pessoas praticam a descida com corda ou por trilha mais suave até a na praia do Sangava ou Congava.

trillha-praia-branca

Trilha da Prainha Branca

Trilha da Prainha Branca

Tem início no portal da Sociedade dos Amigos da Prainha Branca, ao lado da travessia de balsas GUARUJÁ-Bertioga, ao final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP61), também conhecida como Rodovia GUARUJÁ-Bertioga.

Chamada também de trilha alta, com duração de aproximadamente 20 minutos, é um ótimo passeio, realizado por caminho suave e com calçamento de pedras, oferecendo aos usuários facilidade de acesso e uma espetacular interação com a Mata Atlântica.

Ao longo do percurso, poderão ser observadas milhares de espécies de plantas, animais e, do seu ponto mais alto, é possível admirar a bela vista da ilha junto à praia, cartão-postal do passeio.

Forte dos Andradas

Forte do Andradas

Projetado pelo Tenente-Coronel de Engenharia João Luiz Monteiro de Barros, em 1934, quando o Ministro da Guerra o General-de-Exército Pedro Aurélio Góes Monteiro, o Forte dos Andradas foi criado pelo Decreto-Lei nº 4248, de 10 de abril de 1942. Inaugurado em 10 de novembro do mesmo ano, constitui-se na principal cidadela de defesa da entrada da Baía de Santos, ao sul da Ilha de Santo Amaro.

Recebeu a denominação de Forte dos Andradas, pelo Decreto nº 5002, de 27 de novembro de 1942, em homenagem aos irmãos José Bonifácio, Antonio Carlos e Martim Francisco que tiveram papel de destaque durante o período imperial.

A 6 de maio de 1942, o Capitão de Artilharia Campos de Assunção foi nomeado Comandante da 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa, subunidade que guarneceu o Forte.

Pavilhão da Maria Fumaça

Pavilhão da Maria Fumaça

No Pavilhão fica exposta a locomotiva implantada em 1892, que ligava o antigo Itapema à recém-criada Vila Balneária. O trem chamava “Cidade de São Paulo” que servia de transporte para inúmeros visitantes que chegavam no Itapema após atravessar por balsa o canal do Estuário e descer a Serra do Mar por meio da São Paulo Railway.

O serviço foi desativado em 1956 após abertura da estrada de rodagem e do serviço de balsas.

A locomotiva Maria Fumaça foi a única que restou daqueles tempos áureos de desenvolvimento turístico da Ilha de Santo Amaro.

A visitação é gratuita e fica na esquina entre as Avenidas Leomil e Puglise, no Guarujá.


Aquário do Guarujá - Acquamundo

Acquamundo, o Aquário do Guarujá

No Acquamundo, o Aquário do Guarujá você pode mergulhar com tubarões, peixes e tartarugas.

O aquário possui mais de 170 espécies nos diversos tanques expostos – o público pode ver de pertinho arraias, cavalos-marinhos, tubarões e tartarugas. Em alguns horários, é possível observar os cuidadores alimentando os peixes e pinguins. Quem quiser uma experiência completa, vale se informar sobre os mergulhos feitos no aquário. A programação é válida para todas as idades.O Aquário do Guarujá, Acqua Mundo, é um empreendimento privado, que privilegia desde sua inauguração, a educação ambiental e a pesquisa ecológica. Com isto oferece aos visitantes 49 recintos (água doce, salgada, aquaterrários e terrários) com representações de vários habitats marinhos e terrestres.Com litros de água e totalizando uma área de 5.775 m², o Acqua Mundo é um verdadeiro complexo de entretenimento com lanchonete, sorveteria MC Donald’s, espaço kids, loja temática, e uma das maiores exposição de organismos aquáticos da América do Sul.A maior atração é o Oceano, tanque com 800 mil litros de água salgada, construído especialmente para a exposição de grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões oceânicos.O Acqua Mundo expõe várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos – tubarões, pinguins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras.Entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos totalizaM cerca de 3 mil animais em exposição. Para que os animais tenham um comportamento natural, cada recinto é uma réplica do habitat natural dos animais – assim temos o manguezal, costão rochoso, recife de coral, floresta amazônica inundada, o pantanal mato-grossense, praia arenosa, Tanque de Contato, onde o visitante pode tocar em ouriços, estrelas-do-mar e filhotes de tubarão.Além disso uma das atrações é o tanque do lobo-marinho com um espaço ao ar livre e outro coberto privilegiando as necessidades do animal.

Observações: Hóspedes do Hotel Pousada Iracemar têm desconto especial garantido.

Website: https://acquamundo.com.br/

MAIS:

O Acqua Mundo privilegia desde sua inauguração, a educação ambiental e a pesquisa ecológica. Com isto desenvolve oficinas temáticas, ciclo de palestras e oferece aos visitantes 49 recintos (água doce, salgada, aquaterrários e terrários) com representações de vários habitats marinhos e terrestres.


Com milhões de litros de água e totalizando uma área de 5.775 m², o Acquamundo é um verdadeiro complexo de entretenimento com praça de alimentação (choperia, sorveteria e cafeteria), loja temática, estacionamento e a maior exposição de organismos aquáticos da América do Sul.

A maior atração é o Oceano, tanque com 800 mil litros de água salgada, construído especialmente para a exposição de grandes cardumes e peixes de mar aberto, como tubarões oceânicos.

O Acquamundo expõe várias espécies de animais aquáticos, representativos dos mais diversos ambientes e grupos zoológicos – tubarões, pinguins e outras aves aquáticas, peixes de água doce e salgada, tartarugas e répteis como lagartos, jacarés e cobras.

Entre invertebrados, peixes de água doce e salgada, aves e mamíferos no total são 180 espécies de animais totalizando cerca de 3 mil animais em exposição. Para que os animais tenham um comportamento natural, cada recinto é uma réplica do habitat natural dos animais – assim temos o manguezal, costão rochoso, recife de coral, floresta amazônica inundada, o pantanal mato-grossense, praia arenosa, Tanque de Contato, onde o visitante pode tocar em ouriços, estrelas-do-mar e filhotes de tubarão. Além disso uma das atrações é o tanque do lobo-marinho com um espaço ao ar livre e outro coberto privilegiando as necessidades do animal.

FAÇA UM MERGULHO INTERATIVO COM TUBARÕES E RAIAS NO ACQUAMUNDO O AQUÁRIO DO GUARUJÁ

Por ser uma atividade esportiva de caráter turístico, o mergulho no tanque Oceano do Acquamundo visa proporcionar a oportunidade de interagir com diversos animais de diferentes espécies. Com o apoio de um Instrutor de Mergulho, você poderá desfrutar desse desafio altamente prazeroso e seguro.

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, 2001 – Enseada, Guarujá – SP,

Mirante do Morro da Campina

O Mirante Morro da Campina foi urbanizado para visitas de turistas no Morro do Maluf, em meio à Praia de Pitangueiras e Praia da Enseada.

É o marco zero da cidade do Guarujá.

A vista de lá de cima é um espetáculo: O Guarujá poderá ser visto em todo seu campo de visão.

Do Morro do Maluf saem os paragliders e também é o local de escaladas ou rappel.

Vale a pena contatar uma empresa para essas aventuras, caso você goste de adrenalina.

O Morro do Maluf é acessível para pessoas com mobilidade reduzida e muito seguro para os turistas e visitantes, de uma maneira geral.

Se você gosta de fotografar a natureza, esse é um ponto obigatório de ser visitado.

Informe-se aqui no Hotel Iracemar

mirante das galhetas

Mirante das Galhetas

O Mirante das Galhetas está localizado no município de Guarujá, a Praia das Astúrias e a Praia do Tombo.

Ao lado de vários condomínios de luxo é uma das áreas mais valorizadas do Guarujá.

Do Mirante das Galhetas, com seu piso de vidro, pode-se ter uma ampla visão do mar.

É um maravilhoso ponto turístico que embeleza mais ainda a cidade do Guarujá.


Trilha, Praia Secreta do Cuiúba e Mirante Ponta da Santa

Trilha Praia de Maré e Mirante Ponta da Santa – Guarujá/SP

Praias secretas do Guarujá:

Mirante, Ponta da Santa e Cuiúba – Guarujá

Pelo Mirante Ponta da Santa, com visualização da Praia do Pernambuco, Praia do Mar Casado e Ilha dos Arvoredos, pode-ser descer até a secreta Praia Cuiúba, no Guarujá.

A trilha tem trechos de mata bem fechada para o Mirante Ponta da Santa, com o trecho que leva à praia, mais aberto, com grau de dificuldade médio.

A trilha tem 500 metros e seu acesso é pelo bairro do Pernambuco, na Rua Um, bifurcação da Av. Moysés Saião.

Do Mirante, temos uma uma visualização maravilhosa das Praias do Pernambuco, Mar Casado e Sorocotuba e da Ilha dos Arvoredos.

Conclusão : Os passeios do Guarujá-SP são um verdadeiro destaque! 

Pacotes Especiais

Hotel Pousada Iracemar

Rua Iracema, 96 – Praia da Enseada – Guarujá – SP – Brasil

FONES:

FIXO: + 55 13 3351-3878 OU CEL/WHATSAPP + 55 13 99728-6150